Escola Meninas dos Olhos de Deus no Nepal

Escola Meninas dos Olhos de Deus


O sonho de termos nossa própria Escola no Nepal surgiu por vários motivos. Primeiramente porque, ao acompanhar nossas crianças na escola percebemos que, com raras exceções, a educação de forma geral do Nepal trabalha com métodos antiquados. Os alunos sofrem costumeiramente castigos físicos. Apanhar, tomar palmatórias, beliscões, puxões de orelhas e de cabelos fazem parte do leque de opções dos professores.

Ficar durante quarenta e cinco minutos debaixo do sol, exposto a toda escola, é uma punição comum para quem não responder a duas ou três perguntas de uma série de quarenta. Por amor às nossas crianças acolhidas nós desejamos ter o controle deste processo e pela graça de Deus, o sonho foi realizado em 2009, quando recebemos a concessão do Governo do Nepal e iniciamos as operações da Escola Meninas dos Olhos de Deus no Nepal, a primeira escola secular da MCM nas nações.

Atualmente nossa Escola serve tanto as crianças resgatadas e assistidas pelo Programa como a comunidade local, com cerca de 300 alunos. Foi iniciada e estabelecida pelo trabalho de Lucas e Sheyla, pessoas queridas que também cuidaram de uma das Casas por um período. Hoje estão desenvolvendo trabalhos no Camboja e seu legado deixado é maravilhoso. Atualmente Kelly Bevilaqua, que está aqui há mais de cinco anos e ajudou a estabelecer a Escola é a responsável. Seu marido, Marcelo Bevilaqua, também serve o Programa.

 

  • Educando para transformar

A educação é o exercício de apropriação do mundo e é por meio dela que o indivíduo construirá, dentro de si, a real dimensão de liberdade. Na educação, está a base da estrutura de propagação do trabalho que iniciamos no Nepal. A Escola será a principal ferramenta para facilitarmos a realização dos sonhos, a descoberta de talentos, da criatividade, da condução e consolidação de um pensamento estruturado. Norteados pelo caráter de Cristo, desenvolvemos os formadores de opiniões, que influenciarão a base da família da sociedade do Nepal, fazendo ruir, de forma natural, a estrutura das castas e disseminando ao povo desta nação maravilhosa novos conceitos de uma vida saudável e rica.

Declaramos para que nossos corações e os céus ouçam: por nossa Escola passarão presidentes, primeiros-ministros, governadores, administradores públicos, médicos, juízes, advogados, engenheiros, professores, que serão multiplicadores de um pensamento centrado numa nova verdade, que atuarão na sociedade de forma direta, com uma mentalidade diferenciada, um caráter transformado. Nossa Escola não tem como meta formar alunos, mas líderes. Líderes que tenham em seus corações o propósito de disseminar o amor e a justiça ao seu amado povo e aos povos de todas as nações. Comaçamos a trabalhar com turmas da pré-escola até a quinta série, e a cada ano subsequente, aumentamos mais duas séries. Atualmente temos até a classe 10, que encerra o Ensino Fundamental. Nosso desejo é oferecermos também as classes 11 e 12 do Ensino Médio, mas pelas leis do Nepal temos que aguardar mais três anos para recebermos a licença para tanto.

E depois? Lógico, a Universidade. Formaremos os profissionais desta nação. Assim como em todas as nossas operações, hoje estamos à frente da Escola. Mas nosso alvo é fazermos discípulos, e fazer com que nossos estudantes sejam, no futuro, os líderes desta Escola, de outras que serão formadas, das universidades que serão criadas por nós e por eles. O objetivo da Escola das Meninas dos Olhos de Deus é desenvolver as habilidades integrais do aluno nos campos cognitivo, afetivo e social, sua autonomia, sua responsabilidade, sua escala de valores e consciência ética. A função da nossa Escola é ampliar o universo cultural e social do aluno, além de habilitá-lo para atuar na sociedade, com senso crítico, iniciativa, criatividade, autonomia, autoridade e responsabilidade social, por meio de estratégias eficientes e novas tecnologias, para conhecer o mundo e interagir intelectual e socialmente com essa realidade.

Educar significa agir para transformar. Em nossa prática educativa, partimos de certos princípios, convicções e valores, que são a fonte de nossa motivação e que nos servem de orientação. A esse conjunto de princípios e convicções, podemos chamar de Filosofia da Educação.

Momentos em nossa Escola: crianças lanchando deliciosamente, sala de aula, Festival de Música e Kelly e Marcelo
  • SLC

Quando sonhamos em Deus, Ele é fiel para realizar nossos sonhos. Começamos a Escola do Programa Meninas dos Olhos de Deus no Nepal em 2009, quando tínhamos da pré-escola até a série 5. Depois de uma longa caminhada, temos hoje até a série 10, para honra e glória do Senhor. Este ano é chegado o momento de nossos alunos, da segunda turma, participarem do vestibular nepalês, chamado de SLC (School Leaving Certificate), e também conhecido como Portão de Ferro, porque é decisivo na vida do estudante. Se não for aprovado neste exame, o aluno não pode dar continuidade aos estudos, não pode tirar carteira de motorista e não consegue empregos dignos.

Em função desta realidade, a sociedade e família exercem uma pressão muito grande sobre os estudantes, todos os anos lê-se nos jornais sobre suicídios por não terem conseguido passar. Procuramos conduzir nossos alunos a este exame dando um ensino de qualidade, segurança e confiança em quem eles são e do que são capazes. Entre os alunos desta turma estão meninos e meninas das Casas do Programa Meninas dos Olhos de Deus e da comunidade. O ano passado participamos pela primeira vez do SLC, e tivemos 100% de aprovação para honra e glória do Senhor!!! Eles precisam de nossas orações, contamos com vocês, nos cubra com seu amor aqui no Nepal.

Uma Escola feliz!

Nossa escola é uma escola feliz, que estimula diariamente nossos alunos a desevolverem seus talentos, e trabalha na concientização de um mundo melhor!!! Durante o ano temos várias atividades, como Music Fest (um festival de música, incentivando nossos alunos nas práticas musicais e também na dança, que é algo muito forte da cultura), Dia da Literatura, Dia mundial do Meio Ambiente, Dia das Crianças. Todo esse ambiente de alegria e criatividade é fundamental para a formação do caráter saudável das nossas crianças e adolescentes.