Sustentabilidade

O desafio do auto sustento e a interação com o meio ambiente


À medida que o trabalho e sua extensão cresceram, sentimos a necessidade de procurar caminhos mais sustentáveis para nosso Programa.

A “sustentabilidade” seria conseguirmos desenvolver atividades que vão sustentar o Programa buscando estratégias viáveis no âmbito social, econômico e ecológico. Queremos não somente aumentar a nossa renda, mas reduzir custos com estratégias socialmente e ecologicamente justas.

Compramos uma “chácara” e nela já iniciamos nossa diminuição de custos plantando batatas, algumas verduras e alho, criamos alguns animais que já estão atendendo parte da demanda de alimento das nossas casas.

Assim estamos buscando baixar o custo de alimentação, produzindo carne, verduras, leite.

O segundo processo que ainda temos a médio e longo prazo é gerar renda. Após estudos de viabilidade agrícola vimos que o melhor para nossa chácara é a produção do cardamomo em grande escala para venda.

Além da Chácara, temos procurado diversificar caminhos como “pequenos negócios”. Confira todos eles em nosso vídeo “sustentabilidade”.

Gostaríamos de deixar aqui nosso agradecimento especial a pessoas que contribuiram nesse processo: Ricardo Fontenia; Empresa RCE Construtora de Curitiba; MCM e todo Escritório e parceiros; Edimilson Resende; Beraca Health and Personal Care; e também um amigo de Goiânia que não quer se identificar).